Filarmónica Frazoeirense, 176 anos de cultura

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E FILARMÓNICA FRAZOEIRENSE

176 Anos ao serviço da Cultura, da Música e da Solidariedade



A Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense, foi fundada em 08/09/1841 no lugar da FRAZOEIRA, pelo Comendador Higino Otto de Queiroz e Mello na casa pertencente ao Solar dos Senhores do Vinculo da Frazoeira (data de 1766), propriedade deste ilustre cidadão que se encontra logo à entrada do lugar, razoavelmente conservada.

No início da existência desta coletividade e devido à falta de sede própria história, a Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense passou por vários edifícios provisórios na localidade, o que originou o extravio de documentação. Na altura do lançamento do primeiro livro “VIDAS PELA MÚSICA” fizemos vários apelos para que nos chegassem documentos que nos ajudassem a escrever a história o mais real e precisa possível, mas tal não aconteceu. No entanto, a documentação história do arquivo da coletividade, ouvindo os testemunhos dos músicos, diretores e amigos desta Associação possibilitaram com os conhecimentos da Drª Teresa Mendes a realização deste livro que pode ser adquirido na nossa sede e noutros pontos de venda.

Neste ano que comemoramos os 176 anos de vida, realçamos algumas datas que são de facto históricas e que ajudam a compreender o percurso rico e autêntico que a todos nos orgulha defender.
Assim a 05/09/1862, 21 anos depois da Filarmónica Frazoeirense ter sido fundada, a mesma participou nas festas da Srª da Guia do Avelar, notícia do Jornal O ALVAIAZERENSE que refere a Filarmónica Frazoeirense.
Em 1891, Alfredo Keil ao passar férias na pensão D. ANINHAS em Besteiras, dirigiu-se à Filarmónica para ouvir a música que acabara de escrever “A PORTUGUESA”, que em 1910 foi adotada HINO NACIONAL. Outra data que é oficial são os Estatutos da Filarmónica Carrilense, que ao ir para o Carril, terá mudado de nome, estatutos esses com data de 1909. Em 01/04/1943, muda-se para outra sede provisória pertencente à quinta e Solar da família Granado Cotrim Carvalho e Vasconcelos (mais conhecida casa Visconde de Tinalhas data 1748).

A Filarmónica voltou para a sua origem cujo nome voltou a ser alterado por Assembleia Geral em 13/04/1958 passando a denominar-se ASSOCIAÇÃO RECREATIVA FILARMÓNICA FRAZOEIRENSE.
O grande mentor de tudo, o Dr. José Real e sua família a quem muito devemos pela dedicação na construção da sede e dinamização cultural em várias vertentes.
Até à presente data, muitas têm sido as iniciativas de âmbito cultural e social.
Realçamos mais algumas datas, que foram um marco importante para muitos: a primeira televisão do concelho na casa da música em 1958; a sopa para os pobres inaugurada no dia 01/11/1958 e que se manteve até 1971, altura da reabertura da Casa do Povo da Frazoeira e que veio atribuir as reformas rurais passando as pessoas a ter um meio de sobrevivência; o primeiro Rancho Folclórico “OS ATRIVIDINHOS DA FRAZOEIRA em 1956; depois da visita da imagem peregrina de Fátima, na mesma data, a criação do Grupo de Teatro com o nome de RESITAS.

Nas últimas 4 décadas também fomos pioneiros em relevantes atividades: - O lançamento do 1º CD;
- O restauro e ampliação da nossa sede completamente renovada;
- Em 19/06/2011 a participação na cerimónia das comemorações dos 90 anos do Hino Nacional na Assembleia da Republica, facto reconhecido por ter sido esta Filarmónica a primeira a ensaiar “A Portuguesa”.
- Comemoração dos 100 anos da Republica em que tivemos um papel de destaque pela nossa ligação à Portuguesa.
- Participação nas comemorações dos 20 anos de serviço dos aviões F16 em Portugal na base aérea de Monte Real.

Não havendo de facto documentos oficias para todos os grandes acontecimentos, há versões antigas que fomos guardando, mas, o que mais interessa é mantermos toda esta riqueza que vem de há 176 anos e que tudo faremos para a transmitir aos mais novos


Nos dias 7 e 8 de outubro de 2017 vamos ter festa, ficam todos convidados a associar-se a mais uma manifestação cultural pela passagem de mais um aniversário.

A Direção da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense