Nossa Senhora do Pranto em Chãos

O Povo de Chãos sempre foi muito devoto à Senhora do Pranto.
         Segunda Feira de Páscoa é para o Chãos um “ Feriado” em que o Círio vai a pé até ao Santuário de Dornes pedir chuva em tempos de seca, ou agradecer a chuva que é uma dádiva de Deus para os campos agrícolas.
         Pela primeira vez na história, o Círio de Chãos foi este ano acompanhado pela Imagem Peregrina da Senhora do Pranto até ao Chãos, onde permaneceu até ao Domingo seguinte.
         Durante a semana de 17 a 23 de Abril a Senhora do Pranto percorreu toda a Paróquia de Chãos. Visitou as capelas e até mesmo os lugares que não têm capela fizeram pequenos altares que convidaram à oração.
         Todas as pessoas trabalharam e foi uma semana muito rica em oração e em que todos tiveram a oportunidade de estar e orar com a Senhora do Pranto.
         Durante esta semana, todos os dias foram celebrados terço e missa nas capelas, tendo sido um dos pontos altos a procissão de velas da Capela de Almogadel até à Igreja Matriz de Chãos.
         O andor de Nossa Senhora foi transportado pelos jovens da paroquia e as crianças da catequese fizeram-se presentes nos mistérios vivos.
         No Domingo as crianças largaram balões brancos e azuis com a mensagem: “A Ti Maria consagro o meu Amor”.
         Apesar de ter sido uma semana de trabalho, as pessoas não ficaram indiferentes e muitas abdicaram das suas obrigações diárias para se dedicarem à Senhora do Pranto.
         A TODOS agradecemos a dedicação, empenho e participação.
         Este foi sem dúvida um acontecimento que ficará marcado nas nossas vidas, principalmente por ter sido a primeira visita da Senhora do Pranto ao Chãos. Esperemos que muitas outras se sigam…


Texto e fotografias: Sandra Henriques, Cristina Rodrigues e João Oliveira