Jovem cientista Ferreirense ganha prémio da Polónia

David Ribeiro é aluno de licenciatura na Escola Superior Agrária de Coimbra e ganhou um prémio “Special Award: Professor Marian Rózycki”.para a melhor apresentação no painel de produção animal.
Este jovem e promissor cientista Ferreirense relatou ao Região do Zêzere como foi esta experiência.


"As conferências a que compareci foram realizadas na Universidade de Ciências e Tecnologia da cidade de Bydgoszcz na Polónia. É um encontro internacional que junta na sua maioria estudantes de doutoramento de múltiplas nacionalidades como EUA, Hungria, Alemanha, República Checa, Turquia, entre outros. A conferência foi dividida em três painéis: um onde os Professores das Comitivas de cada país apresentaram a sua pesquisa na área da agricultura e outros dois: um de Produção Animal e outro de Produção Vegetal onde os alunos de doutoramento apresentaram as suas teses de Mestrado ou investigação que fazem para as suas respectivas Universidades.
Para os alunos seriam nomeadas as duas melhores apresentações que ganhariam os prémios “ Grand Prix Award: Steed of Science” e “Special Award: Professor Marian Rózycki”.
Compareci a este simpósio a convite da minha orientadora do estágio de licenciatura, a Dra Joanna Bogucka, que faz parte da Universidade que recebeu o evento, e apresentei o trabalho que desenvolvemos em cooperação com o Professor Dr. Roberto Ross da Escola Superior Agrária de Coimbra, com o titulo:  THE EFFECT OF BIOACTIVE SUBSTANCES ON THE MICROSTRUCTURE OF PECTORALIS SUPERFICIALIS MUSCLE OF BROILER CHICKENS, onde testámos o efeito de probióticos e prébioticos (em alternativa ao uso de antibióticos) na produção de galinhas para carne e o seu impacto na qualidade do produto final.

Para grande orgulho meu, fui selecionado para melhor apresentação do painel de produção animal, ganhando o prémio “Special Award: Professor Marian Rózycki”. Ao contrário de todas as outras nacionalidades presentes, fui o único Português e único estudante de licenciatura a apresentar trabalho, o que me deixa para lá de contente pelo facto de ter representado o nosso pais da melhor forma possível, e claro, a nossa pequena, GRANDE vila."

Muitos Parabéns.